top of page

Ciência Genética

Por que somos fisicamente diferentes uns dos outros? Por que há pessoas que se parecem mais com a mãe do que com o pai? Como se transmitem as características biológicas de uma geração para outra? Essas são algumas das questões que movem a genética, ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação entre os organismos.

 

O termo GENÉTICA vem do grego genno, que significa fazer nascer. Genes estão presentes em todos os organismos vivos, de bactérias e vírus até plantas e humanos. Eles são as máquinas que movem a vida! Os conhecimentos de genética e a noção de que os organismos herdam características de seus pais são usados desde a pré-história: já naquela época, o homem fazia a domesticação e o cruzamento seletivo de animais e plantas. Todavia, a genética moderna, começou com o trabalho de Gregor Mendel, no início do século XIX. O cientista estudou a transmissão de características em ervilhas, e provou que há padrões de hereditariedade, os quais obedecem a regras estatísticas simples. Muito tempo depois, em 1953, James Watson e Francis Crick mostraram que a base física da informação genética eram os ácidos nucleicos, especificamente o DNA. E os estudos não pararam desde então! Encontramos no ápice das descobertas genéticas e todos os conhecimentos desenvolvidos na área têm atualmente múltiplas aplicações, como a prevenção e o tratamento de doenças, o reconhecimento de identidades e de ancestrais, o melhoramento animal e vegetal, entre outros...

Os textos a seguir serão descobertas publicadas por vários cientistas do mundo e divulgados em revistas eletrônicas de genética, que serão repassados aqui com o intuito de incrementar a "biblioteca de informações" dos caros leitores, a respeito dessas minúsculas partículas que nos fazem ser o que somos. Aproveite!

bottom of page