top of page

A importância da genealogia

"Conhecer as nossas origens ajuda a explicar muitas coisas"

A  árvore genealógica, através de um longo estudo, traça o perfil das pessoas que participaram direta ou indiretamente na vivência passada de uma pessoa ou de sua família. É um histórico que vai apresentar os resultados encontrados, por meio de estudos, acerca dos antepassados da família estudada, de maneira que tais conhecimentos proporcionem um esclarecimento dos laços de ligação do futuro com o passado muitas vezes desconhecido.

 

Para os descendentes é como decifrar o mistério de um passado desconhecido, a grande chance de se conhecer avós, avôs, bisavós e bisavôs, entre outros parentes até então existentes só no imaginário das pessoas e nas histórias relatadas pelos familiares. Todos temos uma história pessoal para contar, uma árvore genealógica. Mas nem todos possuímos o tempo, ferramentas ou conhecimentos necessários à sua construção.

mae.jpg

Gráfico de ascendentes em linha reta de minha mãe, Luzia Guimarães de Carvalho, até seus trisavós, feito no software da empresa MyHeritage, o Family TreeBuilder

A montagem de uma árvore genealógica mais simples, geralmente, começa na pessoa que se pretende investigar e recua 100 anos até aos trisavós, num total de cinco gerações. São três dezenas de nomes que dão uma excelente perspectiva sobre as nossas raízes e percursos familiares. O procedimento normalmente usado começa por se desvendar de onde veio os antepassados de uma determinada família, através da naturalidade do patriarca e da matriarca e a seguir anotam-se as seguintes informações:

  • O nome e sobrenome de todos os entes estudados;

  • A data e local onde nasceram;

  • Documento de comprovação de união matrimonial no qual apareça data e local onde foi realizada a cerimônia;

  • Atestado de óbito no qual conste a data e local do ocorrido;

  • Informes gerais a respeito de cada pessoa, tais como fotografias familiares, certificados escolares, certificados de graduação no ensino superior e prêmios, registros do serviço militar, documentos relativos a empresas ou negócios, documentos de imigração, de viagens, diários, agendas de endereços, agendas de aniversário, cartas, cartões postais, recortes de jornais e autobiografias.

É importante saber que a ciência que cuida de estudar os ancestrais e seus descendentes e em seguida montar uma árvore genealógica das mesmas é a Genealogia.

Normalmente quando se estrutura a árvore genealógica de uma família com poucas informações ela é representada por uma pequena árvore, quando os elementos são de maior proporção a sua feição torna-se mais complexa, pois os dados passam a ficar mais desarranjados; quando isso acontece a visualização melhora através de uma representação gráfica.

Uma árvore genealógica é de extrema importância para as famílias, pois por meio delas é possível ter conhecimento da ascendência familiar, da existência de títulos até então desconhecidos, sem dizer que futuramente, ela pode ser útil nos tratamentos de diversas anomalias.

A genealogia, portanto, é a ciência auxiliar da história. Embora negligenciada, ela nunca foi tão utilizada como está sendo agora. É o resgate do seu valor enquanto necessário para cumprir o seu papel original, ou seja, conhecer amplamente os nossos antepassados, independentemente de sua origem social.

"Ensine seu filho a valorizar os laços familiares"

bottom of page