As gerações e sua genealogia
Toda árvore genealógica, pressupõem que cada Ser Humano tem em sua linha sanguínea duas figuras acima de si, o pai e mãe. A genealogia vai além nas gerações e busca a história da pessoa em diversas gerações acima destes dois únicos elementos. São os avós, bisavós e uma sequência que dobra a cada geração.
Quanto tempo dura cada geração? Quantas pessoas existem em cada geração?
Segundo Heráclito de Éfeso, filosofo grego, nascido aproximadamente em 535 a.c., o tempo de cada geração foi definido como sendo de 30 anos ou o tempo que um pai levaria para conhecer o seu primogênito. É claro que este tempo é variável de pai para pai, mas Heráclito calculou a média de idade. Já a Bíblia, considera entre uma geração e outra o tempo de 40 anos.
Neste estudo Heráclito foi usado como referência, para efeito de cálculos para simplificar, porque os números poderiam ser astronômicos, e definido as gerações acima de apenas uma pessoa a ser estudada. Foi calculada a quantidade de pessoas que teria em cada geração acima até o número de 21 gerações sem considerar os parentes colaterais como, esposa, irmãos, ou irmãos do pai e nem da mãe e nem irmãos dos avós, somente a pessoas diretamente ligada a seus antepassados diretos.
Veja como ficou a tabela:
Colocando sempre 2 pais, 4 avós, 8 bisavós e assim por diante, foi feito os cálculos para 21 gerações ou 630 anos de história pela estimativa de Heráclito. Ao final, foi somadas as pessoas de cada geração e chegou a um total de 4.194.302 (quatro milhões, cento e noventa e quatro mil e trezentos e duas pessoas) em apenas uma árvore genealógica. Mas seria de espantar este número se não considerarmos que as pessoas não estavam vivas todas ao mesmo tempo, mas, a vinte e uma gerações atrás, viviam no mundo 2.097.152 pessoas que são os antepassados da nossa pessoa estudada.
Se formos considerar a união matrimonial dessa pessoa, teríamos que dobrar o resultado, pois a genealogia da esposa também teria o mesmo número.
Estas curiosidades levam a várias perguntas interessantes, como por exemplo:Qual é possibilidade entre os 2.097.152 habitantes viventes da Terra em 1400 d.C. que poderia ter sido parentes entre si?
Qual a possibilidade que encontramos entre os habitantes de Portugal em 1400 que teriam sido descendentes diretos da Nobreza e que estivessem ligados também a estes nossos antepassados?
Com estas dúvidas e considerando ainda a população mundial daquela época, em torno de 1300 D.C., era de 360 milhões de pessoas, cerca de 1% da população são seus antepassados nesta época. Se você não faz parte deste ramo genealógico, não se importe, pois é bem provável que sejamos parentes, e um dia, as nossas árvores irão se encontrar de alguma forma novamente.